sábado, 18 de setembro de 2010

VAMOS BRINCAR...JUNTOS???






Recebemos a pouco tempo em nosso CEI, alguns aramados (brinquedo demonstrado na foto), e ao pesquisar sobre o mesmo encontramos a seguinte descrição: “Confeccionado em madeira e arame de 4mm. Ideal para trabalhar a coordenação motora da criança além do raciocínio e outras funções” e, entre as outras funções deste brinquedo, observamos uma muito interessante: o brincar junto, dividir o objeto e compartilhar a brincadeira!!!!

Sim, estas funções são muito importantes já que, na idade dos nossos pequeninos, percebemos como é difícil para eles “dividir” o brinquedo, compartilhar os objetos e deixar o outro participar da brincadeira. Denomina-se esta fase como egocêntrica ( quando a criança acredita que tudo deve ser feito segundo suas vontades e não consegue colocar-se no lugar do outro acreditando que seus interesses são os únicos que merecem consideração).

Sentar-se com um amiguinho e brincar com ele, tendo um único objeto para ambos, o faz respeitar o espaço, o tempo e as iniciativas do outro.

Acreditando que é importante proporcionar momentos de socialização do objeto para prática de cooperação e superação do egocentrismo, temos neste brinquedo um aliado para nossas mediações nas questões já mencionadas.



Geise & Meire

Nenhum comentário:

Postar um comentário