quarta-feira, 18 de agosto de 2010

"... não se separa cuidado de educação. Há uma característica totalmente educativa no ato de trocar fraldas. Veja: a qualidade do meu cuidado com a criança define a medida do valor que essa criança dará a mim. O educador ocupa-se inteiramente da criança, do corpo, da mente, da educação."
( Nice Terzi - revista Pátio Educação Infantil. ano VIII n.22)


Desfralde... eis o momento tão esperado pelos pais e professores e, porque não pelas crianças?
Percebemos que chegou a hora de dar adeus ás fraldas quando a criança demonstra incômodo como o uso da mesma, sendo a oralidade um elemento facilitador deste processo.
Apresentamos ás crianças os objetos nomeando-os (papel higiênico, vaso sanitário, banheiro) incentivando-os a usá-los, sem constranger ou forçar ( tudo no tempo da criança).
Deixá-los a vontade nesta nova experiência é importante, assim como " festejar" a conquista da autonomia e não esquecer do "tchau xixi...- tchau cocô..." no momento da descarga que também é incentivado a ser realizado pela criança, como na história " Cocô no Trono" ( de Benoit Charlat da Companhia das Letrinhas- conta a história do pintinho que fez cocô no trono e que imitou os grandes dando descarga! É um livro animado, com sonoplastia especial).
Como dito, cada criança possui seu tempo para conquistar o adeus definitivo ás fraldas e, a participação da família para dar continuidade ao trabalho realizado em sala de aula, afim de acelerar esse processo, é fundamental.
Prova disso, é o relado da Gláucia, mamãe da Gabi que, na agenda ( principal meio de comunicação escola/família) relatou o seguinte:

" Professoras...
A Gabi chegou sequinha em casa também, igual a outra vez que ela veio sem fralda.
Já temos uma mocinha, igual ela diz quando vai ao banheiro:
- ...eu sou moça, né mãe? ( rsrsrs)"

Professoras Geise & Meire

2 comentários:

  1. O desfralde de um filho é um passo importante, ver seu crescimento, desenvolvimento. Ao mesmo tempo, uma sensação:" meu bebê foi embora, rs". Achei o desfralde do Pedro tranquilo e ótima a parceria da escola com as açoes aqui de casa!

    ResponderExcluir
  2. ah.. ele costuma dizer que o cocoõ foi com a mamae dele. diz tbmque é homem, e poir isso nãogosta mais de fralds..rsrsrsr

    ResponderExcluir