Não é necessário ter um brinquedo industrializado com uma função própria para brincar e as crianças nos mostram isso quando criam situações e se divertem com canetas, pedrinhas e/ou bexigas!
Neste atividade, dispomos bexigas para que, livremente criassem suas brincadeiras, que se divertissem.
Em um espaço amplo, orientamos as crianças para que estivessem próximas de nós (professoras), e que em conjunto ou individualmente explorassem a bexiga para se divertir.
Alguns jogavam a bexiga pro alto para depois pegarem antes que tocassem o chão, outros jogavam para nós professoras a fim de que devolvêssemos tocando a bexiga ainda no ar.
Apertavam a bexiga, sacudiam, jogavam para o coleguinha...
Além de brincar, estavam conhecendo o mundo ao seu redor através dos sentidos, testando o equilíbrio do corpo, a percepção do espaço, o movimento da bexiga no ar.
Esses momentos contribuem para a formação da criança tanto ou mais que brincadeiras com brinquedos industrializados.
O importante é que pais e professores dêem liberdade às crianças para que elas possam se expressar e vivenciar novas experiências. Por outro lado, a criança também deve perceber que limites existem e são necessários, por isso estabelecemos a regra ( ficar próximo das professoras) no começo da atividade.
Apesar do brincar ser um comportamento espontâneo da criança, o professor e os pais devem criar situações que estimulem a brincadeira.
Foi o que fizemos e... deu super certo!
Todos nós nos divertimos muito!
Geise& Meire
Esta semana fizemos muuuuito isso!! eles adoram as bexigas.. usamos também aquelas do tipo espaguete! foi bem bacana. continuem com o blog.
ResponderExcluirParabéns.