quarta-feira, 25 de agosto de 2010

BRINCANDO COM BEXIGAS

Por vezes pensamos que brincar significa pegar carrinhos e bonecas e criar situações com este materiais, porém, brincar vai além disso.


Não é necessário ter um brinquedo industrializado com uma função própria para brincar e as crianças nos mostram isso quando criam situações e se divertem com canetas, pedrinhas e/ou bexigas!

Neste atividade, dispomos bexigas para que, livremente criassem suas brincadeiras, que se divertissem.

Em um espaço amplo, orientamos as crianças para que estivessem próximas de nós (professoras), e que em conjunto ou individualmente explorassem a bexiga para se divertir.

Alguns jogavam a bexiga pro alto para depois pegarem antes que tocassem o chão, outros jogavam para nós professoras a fim de que devolvêssemos tocando a bexiga ainda no ar.

Apertavam a bexiga, sacudiam, jogavam para o coleguinha...

Além de brincar, estavam conhecendo o mundo ao seu redor através dos sentidos, testando o equilíbrio do corpo, a percepção do espaço, o movimento da bexiga no ar.

Esses momentos contribuem para a formação da criança tanto ou mais que brincadeiras com brinquedos industrializados.

O importante é que pais e professores dêem liberdade às crianças para que elas possam se expressar e vivenciar novas experiências. Por outro lado, a criança também deve perceber que limites existem e são necessários, por isso estabelecemos a regra ( ficar próximo das professoras) no começo da atividade.

Apesar do brincar ser um comportamento espontâneo da criança, o professor e os pais devem criar situações que estimulem a brincadeira.

Foi o que fizemos e... deu super certo!

Todos nós nos divertimos muito!



Geise& Meire

Um comentário:

  1. Esta semana fizemos muuuuito isso!! eles adoram as bexigas.. usamos também aquelas do tipo espaguete! foi bem bacana. continuem com o blog.
    Parabéns.

    ResponderExcluir