quarta-feira, 11 de agosto de 2010

VAMOS DESENHAR???


Vamos desenhar??




"Toda criança desenha. Mesmo que não seja adequadamente instrumentada para tal, a criança pequena quase sempre encontra uma maneira de deixar, nas superfícies, o registro de seus gestos: se não tiver papel, pode ser na terra, na areia, ou até mesmo na parede de casa; se não tiver lápis, serve um pedaço de tijolo, uma pedra, ou uma lasca de carvão."
"O olhar que o professor dirige ao desenho da criança apóia-se nas concepções que ele tem sobre o desenho enquanto linguagem, idéias constituídas na sua própria história e experiência com a linguagem. Apóia-se também em seus conhecimentos sobre as possibilidades do grafismo infantil, noções adquiridas durante a sua formação e ao longo de sua experiência profissional.”

Izabel Galvão



É por concordar com o texto acima que nós (professoras), procuramos estabelecer em nosso planejamento semanal, momentos para que as crianças usem diferentes materiais ( giz de cera, canetinhas, canetas, lápis, tintas...), afim de que possam criar, marcar e experimentar as diferentes formas de, no papel, deixarem seus registros.

Também pode-se notar que esta atividade é bastante prazerosa, e, após expostas as criações, a maioria dos pequeninos conseguem reconhecer sua produção no meio das outras.

Gostam também de observar as produções dos coleguinhas e de utilizar cores diferentes a fim de ver as mudanças que as mesmas proporcionam em seus desenhos.

Temos arquivado todas as produções por ordem de execução e, podemos perceber o avanço que os registros nos mostram quanto ao espaço utilizado na folha, o cuidado nos traços e também na complexidade na execução dos mesmos.

A forma como segurar o lápis, por exemplo, também é algo notório, já que, com o contato contínuo as crianças conseguem adaptar a preensão pela “pinça”, dando um traçado mais preciso e cuidadoso.

O tempo gasto com a produção também aumenta e eles iniciam a verbalização, nomeando seus traços e dando sentido ao que, inicialmente era apenas uma exploração do material e passa a ser a (re) produção de algo com significado.

Vale a pena reservar um tempo para esta atividade, estar junto ás crianças perguntando, oferecendo cores e possibilidades de materiais diferentes e observar que, quanto mais valorizamos suas produções mais estimulados ficam para criar.

Então... vamos desenhar???



Professoras Geise & Meire

Nenhum comentário:

Postar um comentário