sexta-feira, 13 de agosto de 2010

UM CONVITE Á LEITURA


"É através de uma história que se pode descobrir outros lugares, outros tempos, outros jeitos de agir e de ser, outras regras, outra ética, outra ótica...É ficar sabendo história, filosofia, direito, política, sociologia, antropologia, etc. sem precisar saber o nome disso tudo e muito menos achar que tem cara de aula"  (ABRAMOVICH, 1997, p.17)




Temos a leitura como prática em nossa rotina . As crianças, ao saber que teremos o momento de leitura, já ficam entusiasmadas!

Mas, tão bom quanto ouvir uma história, é “ler” um portador textual, é manter contato com o material e tomar postura de leitor.

Para isso nós (professoras) iniciamos com o manuseio de revistas, sempre orientando-os a virar as páginas com cuidado para não rasgar e/ou amassar, e também orientando-os para que não levem á boca, afinal, além de não ser saudável, não acreditamos ser esta a proposta do material (seja revista , livro,etc).

As crianças gostam deste momento, e nós estimulamos para que verbalizem as figuras que reconhecem e observamos como lidam com a experiência.

Conseguimos nestes momentos, descobrir suas preferências. O Mikael, por exemplo, cada vez que encontra a foto de um carro na revista, aponta e diz : “ Ó... O carro!!!” Sabemos que uma revista automobilística em suas mão, o deixaria concentrado por um bom tempo!

No início as crianças sentem dificuldade em folhear a revista, por vezes rasgam páginas e, é por isso que iniciamos o trabalho com esse material, para que através do contato contínuo elas aprimorem a utilização e, a partir daí, possam folhear livros ( que tem um custo maior e, por isso, não são fáceis de repor).

Quando uma criança encontra um personagem conhecido em alguma revista, chamamos a atenção das demais para a descoberta e , isso também estimula a todos, para que, a cada página virada descubram o que há por vir. Afinal, a leitura é ou não é uma descoberta?

Convidamos você também, para que a cada dia, descubra coisas novas, através da leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário